Virtualização-de-servidores

O QUE É E COMO FUNCIONA A VIRTUALIZAÇÃO DE SERVIDORES

Como muitas pessoas que possuem um negócio sabem, a Tecnologia da Informação (TI) vem cada vez mais entrando em nossas empresas, facilitando certos serviços que poderiam demorar muito mais para se resolver. E junto com várias inovações tecnológicas temos também a virtualização de servidores.

Em qualquer tipo de empresa pode-se usar vários tipos de tecnologia, afinal até mercadinhos de esquina hoje em dia possuem ao menos um computador para auxiliar na administração dos produtos. Então dependendo do tipo de empresa que você possui, entender sobre virtualização de servidores seria interessante.

 

O QUE É VIRTUALIZAÇÃO DE SERVIDORES?

Podemos dizer que a virtualização de servidores é como se fosse uma “máquina virtual”, que é nada mais que uma versão virtual de um servidor, sistema operacional, armazenagem entre diversas outras funções.

O que você pensa quando falamos sobre “virtualização de servidores”? É nada mais que diversos setor físico, conhecidos como hardware, que serão divididos em servidores virtuais, onde cada um terá uma função diferente, logo poderá fazer várias funções ao mesmo tempo pelo mesmo hardware, sem que ocorra algum tipo de problema.

Essa ferramenta que vem se ingressando cada vez mais no mercado de trabalho, tem uma ótima eficiência quando o assunto é redução de custos na área de TI, isso porque a virtualização de servidores pode ser aplicada tanto em redes quanto em servidores.

A virtualização de servidores faz com que a leitura de dados, organização seja mais rápida e compacta, já que podem ter vários setores em um único hardware, e isso tudo pagando um preço que não ultrapassa os orçamentos de primários de TI.

Utilizando um software que irá simular por completamente (ou quase) um hardware onde será usado um sistema operacional, não obrigatoriamente do mesmo vetor, a virtualização de servidores possibilita simular um hardware que não seja o vetor.

 

COMO OS SERVIDORES VIRTUAIS FUNCIONAM?

Antes de começar a pensar como funciona a virtualização de servidores e a utilizar essa ferramenta, você terá que contratar ou adquirir um servidor físico, pois isso irá te auxiliar na montagem de um servidor virtual, fora que você terá ver se vale realmente apena implantar essa máquina na sua empresa.

Depois de analisar sua empresa, você poderá decidir que tipo de virtualização de servidores irá preferir, mas o mais apropriado seria ao invés de contratar vários servidores pequenos, contrate um servidor maior e mais atualizado.

Diversos profissionais indicam utilizar um SAN quando se quer inserir a virtualização de servidores, que seria um espaço compartilhado entre todos os servidores, também podemos chamar de storage. 

Seguindo isso é só você ou alguma pessoa responsável iniciar a administração do servidor virtual, onde poderá organizar dados, instalar ou desinstalar programas para melhorar a experiência.  Muitas empresas vêm usando essa máquina virtual (virtualização de servidores).

 

QUAIS SÃO AS FORMAS DE VIRTUALIZAÇÕES?

Temos diversas formas de virtualização de servidores como: a virtualização assistida por hardware, a virtualização de aplicativos, a virtualização de storage e a virtualização de sistemas operacionais. 

 

1ªFORMA: Virtualização assistida por hardware

Trabalha de uma forma parecida com os componentes físicos da ferramenta processando diversas funções como a memória cache, ciclos de clock entre vários outros. 

Essa é uma das formas mais complexas de virtualização de servidores, pois faz com que rode vários servidores simultaneamente.

 

2ªFORMA: Virtualização de aplicativos

Deixa você utilizar qualquer aplicativo, mas protegendo o seu sistema virtual de coisas que poderiam prejudicar seu desempenho. 

Nessa virtualização de servidores, o aplicativo acaba sendo isolado para o interior da máquina fazendo com que ela não seja dependente do sistema operacional, podendo ser usado em qualquer sistema virtual instalado.

 

3ªFORMA: Virtualização de Storage

Muitas pessoas a chamam de armazenamento. Essa virtualização junta vários dispositivos físicos, deixando-os organizados em grupos, sem ocorrer interferência entre a parte física e lógica. 

Essa forma de virtualização de servidores é dividida em armazenamento de arquivo e armazenamento de bloco.

4ªFORMA: Virtualização do sistema operacional

Faz com que vários sistemas operacionais funcionem ao mesmo tempo no mesmo hardware e isoladamente. Isso faz com que você tenha um desempenho melhor, mais segurança e confiabilidade. 

Tudo isso faz com que os donos de negócio prefiram a virtualização de servidores.

 

AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DE SE UTILIZAR A VIRTUALIZAÇÃO DE SERVIDORES

Com base nos argumentos citados ao decorrer desse artigo, vemos que nos dias atuais a virtualização de servidores não é mais uma tendência, e sim algo que as empresas vêm necessitando, afinal essa bela ferramenta traz vários benefícios, mas infelizmente existem algumas desvantagens ao utiliza-la.

Quando falamos em vantagens ao utilizar a virtualização de servidores, estamos falando em:

–  Custos reduzidos;

– Mais segurança e proteção;

– Possibilidade de trocar o servidor compartilhado pelo servidor virtual;

– Servidor próprio sem perder nenhuma função;

– Gestão dos servidores web, FTP etc.;

– Conectar-se com alta velocidade;

– Economizar energia elétrica;

– Menos gastos com funcionários;

– Poder instalar ou desinstalar programas e componentes como desejar; e

– Ter liberdade nas ações.

No geral, podemos dizer que a virtualização de servidores é fundamental para os negócios nos dias de hoje, pincipalmente pelo fato de economizar na hora de comprar equipamentos ou contratando diversos funcionários.

Além que com a virtualização de servidores é possível atender a demandas enormes por conta de suas soluções automatizadas e eficientes

Espero que esse artigo tenha sido útil para você que pensa em fazer um upgrade na sua empresa utilizando a virtualização de servidores, lembre-se que nos dias de hoje para que tenha uma empresa de sucesso, é sempre bom deixa-la o mais ágil possível, para resolver problemas/serviços rapidamente.

Compartilhar:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Open chat