Servidor virtual x Servidor dedicado

O QUE É SERVIDOR VIRTUAL E QUAIS AS DIFERENÇAS PARA UM SERVIDOR DEDICADO

Você que tem um negócio ou está pensando em começar um certamente já ouviu falar sobre servidores virtuais e dedicados, e talvez até pensa em implantar uma dessas ferramentas em sua empresa, mas sabia que existem diferenças do servidor virtual para o dedicado?

O servidor virtual, também conhecido como VPS, é uma ótima opção para quem pensa em reduzir os custos gerados pela sua empresa e também a deixar mais ágil e eficiente, e muitos empreendedores estão preferindo utiliza-lo.

Agora o servidor dedicado possui algumas diferenças dos servidores virtuais, entre elas seus altos custos. 

 

O QUE É UM SERVIDOR VIRTUAL?

Com os grandes avanços da tecnologia, várias ferramentas surgiram para nosso auxilio e o servidor virtual é uma delas. Possuindo um sistema operacional, um espaço de armazenamento e um ótimo processamento, tudo isso funcionando em apenas uma máquina física e isso é uma das diferenças do servidor virtual.

Para uma melhor compreensão podemos dividir em três partes o VPS (servidor virtual):

– Virtual: Ambiente criado pelo software (não é um lugar físico)

– Private: Ele é próprio para o seu negócio;

– Server: Local onde é armazenados arquivos e dados da empresa.

Ele traz diversas vantagens diferentes para sua empresa, principalmente quando se trata de redução de custo e essa é uma das maiores diferenças do servidor virtual, pois faz com que você economize com os salários de funcionários, fora nas despesas com o ambiente ou equipamentos.

Com isso chegamos à conclusão que se o servidor virtual é uma forma de virtualizar tudo que o servidor físico (hardware) nos disponibiliza. E depois eles funcionam ao mesmo tempo sem causar interferência entre eles. Gostaria de saber mais sobre as diferenças do servidor virtual para o servidor dedicado? Então confira essa e outras respostas.

 

O QUE É UM SERVIDOR DEDICADO?

Como foi dito anteriormente você certamente deve saber o que é um servidor dedicado, mas caso não saiba irei te explicar e a diferença do servidor virtual para ele. Nele os servidores são computadores e armazenam dados de sites e são essenciais para o funcionamento de empresas.

Esse servidor garante que a segurança de informações e fica funcionando durante vinte e quatro horas para que possa deixar os arquivos, informações, textos entre diversas outras coisas online para que possam ser acessadas. 

Podemos afirmar que o servidor dedicado pode aguentar mais pessoas sem que a velocidade caia e é isso que um site que contém muito acessos necessita. Um servidor bom e forte o bastante para aguentar um enorme número de usuários. Mas você sabe a diferença entre um servidor virtual e um servidor dedicado? 

 

DIFERENÇA DO SERVIDOR VIRTUAL PARA UM SERVIDOR DEDICADO

Muitas pessoas como os pequenos empreendedores de negócio têm dúvida sobre quais são as diferenças do servidor virtual para o servidor dedicado, por conta disso, esse artigo foi feito para que eles possam receber uma resposta de fácil entendimento.

Uma das diferenças do servidor virtual para o dedicado é que o servidor virtual como o nome já diz é virtual (software), já o servidor dedicado é físico (hardware). Lembrando que um servidor dedicado pode ser virtualizado para que haja a criação de vários servidores virtuais.

Outra diferença do servidor virtual para o servidor dedicado é que o dedicado será exclusivo, já que todos os recursos serão pelo sistema de um cliente só. E isso é uma diferença do servidor virtual que compartilham os recursos da ferramenta entre eles.

 

PARA QUEM É INDICADO O SERVIDOR VIRTUAL?

Ele é direcionado para empresas que precisam de recursos exclusivos e mais poderosos, 

Também pode ser indicado para empresas que tem intenções de crescer numa velocidade superior as outras por conta da segurança, velocidade que ela entrega.

 

PARA QUEM É INDICADO O SERVIDOR DEDICADO?

Ao decidir utilizar essa ferramenta por conta das diferenças dos servidores virtuais, saiba que ela trará muito custos a mais com manutenções, por isso é mais indicado para sistemas de médio e grande porte, aplicações ou sites que acabam atendendo uma grande quantidade de clientes.

Fora que essa ferramenta precisará de um “time” que entenda do assunto para poder administrar. A VPS também consegue atender sistemas de médio e grande porte e pra isso basta aumentar a capacidade de processamento e espaço em disco.

 

CONCLUSÃO SOBRE SERVIDORES VIRTUAIS E SERVIDORES DEDICADOS 

Diante o artigo, vemos que ambos servidores possuem suas vantagens, como o servidor virtual que tem um preço mais vantajoso que o dedicado. 

Mas lembre-se de analisar seu ambiente, o quanto está disposto a gastar com o servidor e olhar para sua demanda e acessos, para que não se arrependa depois de escolher uma dessas ferramentas, afinal mesmo tendo funções praticamente iguais, existem diferenças dos servidores virtuais para um dedicado.

Espero que esse artigo tenha ajudado a entender melhor sobre as diferenças dos sistemas virtuais para um servidor dedicado e também sobre suas vantagens e desvantagens.

Compartilhar:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Open chat