efeciente

VEJA COMO SER MAIS EFICIENTE COM A GESTÃO DE SERVIDORES VIRTUAIS

Os sistemas virtuais estão cada vez mais presentes em diversas empresas, ajudando diversas empresas, pois ela possui um ótimo sistema operacional, um espaço para fazer a armazenagem de dados e possui um ótimo processamento. Mas será que você sabe como funciona gestão de servidores?

Muitos empreendedores que estão abrindo um negócio possuem diversas dificuldades sobre como se organizarem, já que muitos deles não possuem o conhecimento técnico apropriado. Por conta disso é sempre bom buscar conhecimento, e nesse artigo falaremos sobre gestão de servidores.

 

O QUE É UM SERVIDOR DIGITAL?

Antes de começarmos a falar sobre a gestão de servidores, você precisa saber o que é um servidor digital. O servidor digital é também conhecido como VPS, uma ótima forma de reduzir custos gerados pela sua firma, fora que com essa ferramenta é possível também deixa-la muito mais ágil e eficiente.

Para que haja uma melhor compreensão, vamos dividir o VPS em três partes, Virtual, Private e Server:

  • Virtual: É o ambiente feito pelo software (não é um lugar físico);
  • Private: É um sistema próprio para o seu negócio, ou seja, ele será especialmente para você;
  • Server: É onde você pode arquivar os dados de sua empresa.

Essa “máquina virtual” atribui diversas vantagens para sua empresa, principalmente se você entender da gestão de servidores. Uma das principais vantagens é a redução de custos como já foi dito anteriormente, afinal o empreendedor irá economizar no ambiente, equipamentos e até nos salários.

Com todos os argumentos ditos anteriormente, percebemos que o servidor virtual é uma forma de virtualizar tudo que um servidor físico nos disponibiliza. Depois os servidores ficam funcionando ao mesmo tempo sem causar interferência entre eles. Gostaria de saber da gestão de servidores agora?

 

GESTÃO DE SERVIDORES VIRTUAIS

Nos dias atuais podemos encontrar duas estruturas para os servidores virtuais, um no caso seria o Stand Alone e a outra estrutura seria os multiservidores.  É de muita importância possuir conhecimento sobre elas para sua gestão de servidores.

No Stand Alone, a ferramenta é ligada diretamente com a Internet, possuindo seu próprio sistema operacional para fazer suas ações. No final das contas, uma empresa que o utiliza acaba tendo menos gastos, porém ele é bem limitado quando em relação à escalabilidade.

Já quem utiliza a estrutura de multiservidores, mantém as informações em um servidor separado, fazendo com que o desempenho do sistema operacional aumente. Essas informações são bem importantes quando falamos de gestão de servidores.

Independente de qual modelo você escolher para sua empresa, saiba que a gestão de servidores é muito importante para que se possa controlar o fluxo de recursos ou produtos utilizados. Lembrando que toda administração dos servidores devem ser feitas de modo constante, para que ocorra e redução de custos.

A determinação na parte da gestão de servidores irá promover resultados melhores, fazendo com que você consiga investir mais em determinados setores para melhorar a qualidade de seus serviços ou produtos.

 

ERROS QUE ACABAM SENDO COMETIDOS PELOS GESTOTES

Como já foi dito, a gestão de servidores é algo fundamental para o mercado, mas infelizmente tem empresas que acabam falhando na hora de administrar, como algumas que acabam optando pelo serviço mais barato ou quando os gestores acabam superando os limites da “máquina virtual”.

Muitas pessoas quando resolvem implantar a gestão de servidores acabam pelo que possui um preço mais atrativo, com isso muitos não olham as funções que serão disponíveis, muitos escolhem a virtualização própria em vez dos serviços em nuvem, fazendo com que se arrependam da escolha feita.

Outro problema que ocorre com frequência na gestão de servidores é o overcommit, que é quando os gestores acabam passando do limite que a ferramenta aguenta. Um exemplo seria um projeto com o tamanho de 236 GB de memória e o servidor só disponibiliza 192 GB, isso fará com que ele trave.

Isso nos mostra como ter pelo menos o conhecimento básico da ferramenta e da gestão de servidores é importante, para evitar erros “bobos” como esses citados no artigo.

 

FERRAMENTAS UTILIZADAS PARA GERENCIAR UM SERVIDOR VIRTUAL

Como os servidores virtuais fazem um serviço muito importante dentro de uma empresa, existem ferramentas que irão auxiliar na gestão de servidores. Existem no caso as ferramentas pagas e as ferramentas open source.

No caso das ferramentas pagas, temos duas opções para escolher: o OnApp e o VMWare. Já as ferramentas open source (código aberto), teremos três opções: OpenStack, Ovirt e Red Hat Enterpise Virtualization. 

Todas essas ferramentas trazem certas vantagens para o uso, já que todas elas já vêm possuindo o dashboard.

 

ROTINA DE GERENCIAMENTO

É muito importante que o gestor possua uma rotina constante dos servidores virtualizados. Assim poderá evitar falhas e melhorar os processos da empresa e na manutenção que o servidor terá que receber conforme o tempo.

Com isso percebemos como possuir uma equipe de TI muito bem organizada é essencial para qualquer tipo e negócio, pois é ela que irá controlar praticamente tudo no servidor, deixando ele de uma forma produtiva, o que irá colaborar demais para a gestão de servidores virtuais.

 

BENEFÍCIOS GERADOS GRAÇAS A VIRTUALIZAÇÃO DE SERVIDORES

Além dos diversos benefícios já falados ao decorrer do artigo, temos vários outros que possam fazer você se interessar ainda mais pela ferramenta, só não esqueça que a gestão dos servidores é essencial para o trabalho.

– Irá reduzir gastos com energia, já que tudo estará sendo controlado por uma máquina só;

– Ela possui um sistema de backups, que irá garantir segurança aos seus dados, caso eles sejam perdidos;

– Vai melhorar o seu ambiente físico, fazendo com que você tenha mais espaço para tentar opções novas, já que irá diminuir os custos com hardwares e manutenções;

– Influência diretamente na produtividade dos seus funcionários.

 

Espero que esse artigo possam ter lhe ajudado a entender um pouco melhor sobre a gestão de servidores, e que isso ajude a evitar falhas em sua empresa, ou a ter feito você conhecer uma nova ferramenta fundamental nos dias de hoje para qualquer tipo de negócio.

Compartilhar:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Open chat